Receita de pão rápido


Pão rápido

Olá, pessoal.

Uma das coisas mais antigas na cozinha é o pão. Cada cultura tem seu modo de fazer, mas todas elas têm algum tipo de pão, alimento versátil e prático, usado quase todos os dias para a alimentação das famílias. Em nossa sociedade habituada à industrialização, temos diversas opções em qualquer padaria de esquina, mais opções ainda nos mercados, já embaladas e fatiadas. Mas atenção, que esses pães costumam levar aditivos: prefira os de padarias, mais fresquinhos, que tendem a conter menos conservantes.

Ontem acabou o pão em casa. Em lugar de correr a procurar um mercado ou padaria aberto, resolvi, na linha do nosso desafio do mês, fazer o pão em casa. Tinha uma receita da Liliam de um pão rápido, sem erro.Escolhi ela para não gastar muito tempo. Prefiro mil vezes fazer um pão em vinte minutos do que me trocar, sair atrás do mercado, pegar filas e finalmente trazer um pão já pronto. Se quer saber, acho que dá o mesmo tempo de trabalho, já que na maior parte do tempo de preparo o pão fica assando sozinho no forno.

Anime-se a experimentar fazer esse pão esta semana, para o fim de semana. para companhar, basta uma manteiga quentinha – irresistível! Ou se quiser incrementar:
– amasse queijo (ricota, canastra, ou frescal) com um garfo e adicione ervas

- amasse morangos (ou outra fruta que tenha pectina), adicione um pouco menos do mesmo volume de açúcar e leve ao fogo brando, mexendo até virar geléia.

Companheiro é uma palavra que significa aquele com quem dividimos o pão. Uma palavra bonita para inspirar a fazer um pão para dividir com a família ou os amigos – ou ainda melhor, chamá-los para participar da preparação.

Receita de pão rápido

No liquidificador:
– 1 pacotinho de fermento biologico (daqueles em pó)
– 2 colheres de sopa de açúcar (se quiser fazer pão doce, ponha 3 e 1/2 colheres de sopa)
– 2 xícaras de leite morno (não pode ser muito quente ou você vai matar as leveduras!)

Mexa levemente o copo e deixe repousar por uns dois minutos para a levedura já começar a agir.
Então acrescente:

- 3 ovos (se quiser separe uma das gemas para pincelar depois)
– 2 colheres de sopa de sal (se quiser pão doce reduza para uma colher de sobremesa)

- 1/2 copo de óleo

Bata bem, depois acrescente, aos poucos:
- 800 g (ou 8 xícaras de farinha de trigo).

Quando estiver ficando pesado para o liquidificador bater, coloque a farinha faltante numa tigela e depois despeje a massa, e vá terminando de misturar com uma colher de pau. A massa ficará pesada como de pão, porém não vai chegar a ficar em ponto de sovar: vai continuar grudando em tudo que encostar. Despeje assim mesmo numa assadeira média (aprox. 40 cm x 25 cm) previamente untada. Polvilhe farinha nas suas mãos ou na colher para distribuir a massa na assadeira e alisar a superfície. Deixe descansando em ambieente morno até crescer quase a altura da forma. Você vai perceber que a massa inchou bastante. Por fim, pincele com a gema separada, misturada a um pouco de água, ou então pincele com um pouco de café não adoçado. Se quiser, coloque queijo ralado por cima. Ponha para assar em forno pre-aquecido, a 220º, até que doure.

Se quiser variar, ponha para assar em forma redonda, colocando metade da massa, então um recheio a sua escolha, e depois cobrindo com o restante da massa. NEssa alternativa, cuide para que seu recheio não seja muito molhado (por exemplo recheios que levam tomate), ou que a massa fique muito alta (forma muito estreita), para não atrapalhar o crescimento.

Photo from Sandrine. http://www.mensagensnaweb.com/receitas_de_pao.htm

About these ads

7 thoughts on “Receita de pão rápido

  1. Oi Carol!
    Gostei muito dessa massa..e olha , eu faço pão de vez em quando..
    mas pães tipo integral , meio meio, com cereais:linhaça triturada no liquificador,aveia,cenoura raladinha bem fininha..essas coisas..mas é um pão trabalhoso, fica ótimo. mas a sua receita é mais rápida..
    e com certeza vou tentar fazer…
    depois eu conto o resultado.
    Bjs
    otima semana.

    • Que bom que gostou! Imagino que d para variar essa receita rpida substituindo at 50% da farinha de trigo por farinha ou gros integrais. Mas ainda no experimentei. Gosto muito da filosofia slow food, mas ainda no cheguei l: receitas rpidas ainda so a nica opo de inserir o hbito de cozinhar no meu dia-a-dia,

  2. Menina, não é que me deu vontade de pão doce feito em casa……..ou ou ou prá cozinha agora eu vou………………..
    beijos carolzinha

  3. Oi Carol,

    Adorei sua receita rapida de pão, pq as vezes da uma preguiça ter q
    amassar… Estou tentando fazê-lo agora, esperando crescer! Depois te conto como ficou, ms só uma coisinha, a quantidade de sal tem q ser pelo menos a metade, o meu ficou bem salgado.
    bjnhos e até

    • Olá, Marô! Q bom ter sua visita aqui no blog! E aí, o pão deu certo? Ficou mesmo salgado? Talvez tenha sido o tamanho da colher. (como o Herman disse: quanto é uma colher cheia pra vc? rsrs).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s