Autores


Um casal de consultores ambientais: dentro de casa é que começa o exemplo!

...no Parque Estadual do Rio Doce

Carol Guilen é Consultora Ambiental. Bióloga formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Ecologia de Paisagem, Direito Ambiental e mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. Nas horas vagas, diverte-se decorando e organizando a casa, de preferência com itens reciclados.

 Dan Lima é Consultor Ambiental e Advogado. Bacharel em Direito e especialista em Direito Público pela PUC-Minas, é também especialista em Direito Ambiental. No tempo de folga gosta de participar de mutirões de construção e consertar coisas.

23 comentários sobre “Autores

  1. Oi Carol,
    Estou em um projeto de extensão sobre Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos cujo tema é Horticultura. O objetivo é usar a horticultura urbana como tema para ensinar as disciplinas tradicionais através deste curso de especialização para professores que trabalham com jovens e adultos. O blog está no início (http://ejaecosol-horticultura.blogspot.com/), mas pode ser uma forma de aumentar as áreas verdes urbanas e o trazer as disciplinas do ensino fundamental e médio para a realidade destes alunos. Bjs, Simone.

  2. Parabens so faltou umas fotos do seu quintal mesmo…aquele cantinho lindo e natural de vcs ….lembro do nosso jantar la foi demais.bjs eu

  3. Olá amigos,

    Adorei a idéia do blog: compartilhar com “o mundo” um pouco do que fazemos de diferente para, de um lado, diminuir a quantidade de lixo e, por outro, economizar outros investimentos. Além de apresentar idéias de como fazer ou mesmo como uma simples atitude como desligar a tomada de algum aparelho fora de uso podem fazer a diferença na conta do final do mês.
    A preocupação em não jogar algo fora, sendo possível reutilizar começou para mim, com um simples encapar caixas de sapatos para organizar coisas em gavetas, ou bancadas. Se tornou um exercício divertido, um momento “meu” para explorar minha própria criatividade e, atualmente, transformo caixas que já foram de salgados em caixas p/ presentes, além de dar novas cores às latas de molho/massa de tomate.
    Depois dos primeiros passos, como diminuir a quantidade de sacolas plásticas que levo para casa, separar o lixo que pode ser reciclado (mesmo que não tenha um posto de coleta adequado por perto) sinto que estes bons hábitos acaba virando um hobby gostoso. É praticar gentileza com o nosso meio ambiente!

  4. Boa noite Carol e Dan,

    Sou arquiteto de Belo Horizonte, estou cursando pós-graduação em Engenharia Ambiental. Li uma entrevista sobre “Cidades em Transição” na revista Planeta. Tive a idéia de fazer meu pré-projeto de monografia sobre o assunto. O que acham? Poderei fazer um trabalho científico de fim de curso sobre o Transition Towns?
    Meu email é:
    francoisrodriguez@hotmail.com
    Grato,
    François

  5. OI carol
    Recebi sua mensagem no meu blog. Vamos começar a conversar… me procure no Facebook ou peça à Isa meu email pessoal para que possamos começar a conversa. Será um prazer. NO aguardo.

  6. Pessoal, vi um artigo de vocês sobre vegetarianismo e gostaria de saber se posso publicar no jornal em que trabalho (www.mantiqueira.inf.br) em Poços de Caldas. Tudo com os devidos créditos, é claro. Abraço e excelente blog. Delma Maiochi

    • Olá, Delma! Q bom q vc curtiu o blog e nosso artigo! Sim, pode publicar, será para nós uma alegria contribuir! Por favor mande-nos o link quando for publicado, ok? abç

  7. Olá Dan e Carol,
    Aqui é o François, lembram-se de mim?
    Estou com a Monografia quase pronta e eu gostaria muito de uma opinião de vocês e até mesmo de mais dados para que eu possa inserir no trabalho. Estou dando bastante importancia a infraestrutura, coleta seletiva, saneamento, habitação e segurança, etc.
    Seria possível enviar o que eu já fiz e marcarmos uma reunião?
    Muito grato pela atençao.

  8. Oii Carol,
    Há poucos minutos veio em minha mente esta ideia de cultivar o próprio alimento, pesquisando na internet cheguei ao seu site, achei fantástico o estilo de vida de vocês, e gostaria que você me desse algumas dicas de por onde eu posso começar. Meu plano começar com algo simples, cultivar alguma coisa que seja fácil e nutritiva, e que não dê muito trabalho e muita sujeira (parece que estou pedindo muito já hahah). Você possui algumas sugestões?

    Meu hábito é extremamente urbano, sou universitário (de um curso nada a ver com o meio ambiente, engenharia), não possuo muito espaço aqui. Caso você possua alguma matéria no seu blog a respeito, me passe!

    Obrigado pela atenção Carol!

    • Olá, Fernando! Adorei vc ter comentado. Engenharia tem sim muito a ver, e vai te ajudar muito! Meu pai é engenheiro termodinâmico, e vejo como sistemas, energia e eliminação de desperdício são a essência da sustentabilidade! Ser ecológico é otimizar o funcionamento dos processos e forma de viver, sem desperdiçar matéria, energia, dinheiro e tempo!
      Sugiro vc começar com ervas para tempero. Demandam menos conhecimento e manutenção! Atualmente, com a correria que é ter bebê em casa, vamos voltar a essa estratégia tb. Temos alguns posts no assunto aqui: http://donossoquintal.wordpress.com/tag/jardinagem/
      Logo queremos inaugurar um mailing com passo-a-passo, ou mapa, para “transitar” em direção a uma vida mais sustentável! Mantenha-se conectado assinando nosso blog :) até breve e boa sorte!

  9. Ola carol parabens plo blog e super 1vez q venho aq tva procurando assunto sb compostgen e cai aq ms nao achei a informacao sera q. Nao procurei direito qria saber se posso fzer compostagem direto na terra meu qntal tm bom tamanho e lugarc poderes sem sol ms cstuma aparece muito rato por aq ai fico cm medo d alimentalos c possivel. Da 1 dica dsd ja obrigada bjim

    • Olá, Elisabete! Use a barra de busca no menu à direita e digite compostagem. Temos sim aluns posts a respeito. No seu caso: pode fazer direto na terra do quintal, mas tem que cavar e revolver bem a terra. Os resíduos têm de ficar totalmente enterrados para não atrair ratos e outros visitantes indesejados. Atenção para não colocar cebola, alho, carne e alimentos temperados! Se vc tem espaço de sobra, recomendo separar uma área para a compostagem. Sempre mantendo os resíduos cobertos de terra e folhas secas, revolvendo pelo menos toda a semana. Não coloque resíduos demais, vá observando o tempo que seu composto leva para ir se transformando em terra. A consistência ideal é úmido mas não grudento, de cor marrom escuro. Alterne resíduos com camada seca (folhas secas, papel picado). Procure no Google sobre compostagem caseira em vídeos, tem algumas opções em caixas e tambores, pode ser bom para vc evitar os ratos. Boa sorte, volte sempre e nos conte se deu certo!

  10. Carol, vi seu post “Na pracinha”, vc poderia me dizer onde comprou aquelas bandeirinhas formando o nome da Julia? Obrigada, Simone.

  11. Ola Dan e Carol,
    Um sucesso este blog de vocês, adorei! Também trabalho com orgânicos, e gostaria muito de entrar em contato com vocês. Podem me enviar um email ou telefone?
    Abs,
    Luciana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s