Bem-vindos ao nosso quintal


Sejam bem-vindos ao nosso quintal! Sintam-se em casa, acomodem-se na rede ou num banquinho velho. Pode não ser um quintal muito espaçoso, mas cabem vasos que cheiram a terra molhada e de onde se pode tirar alguma erva pra servir um chá.

Como todo quintal que se preze, este aqui, virtual, é um espaço de compartilhamento. Vai ser nosso ponto de encontro para trocarmos um dedo de prosa e contarmos as nossas experiências, de dois casais que lutam pra ter uma vida um pouquinho mais sustentável na realidade das grandes cidades.

Não dá pra plantar todo nosso alimento nem tecer nossas roupas; tampouco desejamos virar eremitas numa comunidade alternativa. Mas acreditamos que dá, sim, pra, melhorar muito nosso dia-a-dia, pouco a pouco, sem grande pretensões, e torná-lo mais gostoso e saudável não só pra nós, mas também pra a vizinhança do mundo todo.

A começar … de agora!

5 comentários em “Bem-vindos ao nosso quintal

  1. Acho viável, sim. Tem muita coisa que pode ser feita em pequenas ações do dia a dia. Mesmo que seja paliativa.
    Estes dias em Pinheiros a prefeitura plantou mais de 300 árvores e sabe o que achei legal? Todas elas tem um retangulo bem grande em volta com grama………………………pode nao resolver o problemas das enchentes…………mas é uma boa iniciativa.

  2. Acho viável, e a sustentabilidade (a viabilidade), está em nós mesmos. A responsabilidade é nossa. devemos fazer a nossa parte.
    Acredito , muito, que na maioria dos casos, a crise é sempre interior, está em nós mesmos ou seja a crise é de de caráter. O pessimismo realimenta o desânimo, o desânimo fortalece a situação e o continuismo, e os resultados negativos da falta de atitude nos fazem crer mais ainda que o ideal é não fazer nada. Por exemplo: A minha casa tinha um quintal todo cimentado, o passeio do lado de fora também era concretado e eu não tinha trabalho nenhum com limpeza, pois não havia terra nem lama quando chovia. Esta situação durou pelo menos dez anos. Um dia eu abri uns quadrados no concreto, plantei cerca de 90 roseiras, vários pés de uva, um pé de amora, um pé de caqui, um pé de pinha e vai por aí a fora. No passeio externo plantei duas mudas de Bouganville e uma roseira.
    Resultados obtidos: A rua só tinha três árvores. uma foi cortada, eu plantei três e agora temos seis. A casa ficou mais fria pois as árvores absorvem o calor do verão. O perfume das rosas é percebido por muitas pessoas. A água de chuva fica retida nos meus jardins e não vai para a rua provocar enchentes. Já colhi uvas, pinhas, caquis, amoras e etc por mais de sete anos seguidos. frutas sem agrotóxicos. Tem médicos vindo buscar frutas no meu quintal.
    As árvores limpam o gás carbônico do ar e o transformam em oxigênio. Meu lote tem 300 metros quadrados. Fiz minha parte e já estou colhendo os louros do sucesso.
    É verdade que agora tenho que limpar o quintal pois as folhas caem no inverno. Tenho que retirar algumas plantinhas indesejáveis (joios) que crecem junto das roseiras. Mas enfim. Valeu a pena acreditar, ser positivo e agir.
    Não vou mudar de Belo Horizonte pois numa maravilhosa cidade do interior, com apenas 2000 habitantes, onde passei parte da minha vida, só tinha emprego na prefeitura, polícia e no cartório. Eu vivia com poucioo dinheiro e desempregado. Ou seja … Todo lugar tem problemas……….
    Desculpem se não respondi corretamente.

Deixe um comentário

