De stand by


Estes dias a Chris participou de um seminário sobre energia e o palestrante falou sobre o impacto do consumo de energia dos aparelhos domésticos quando estão em “stand by”. É impressionante pensar que alguns aparelhos consomem mais energia quando estão “supostamente” desligados. Isto porque, em alguns casos, o consumo do aparelho em stand by é bastante alto.

Então, fui à procura de informações na internet. E o que eu descobri:

“Alguns aparelhos de televisão, por exemplo, consomem em média 90W (Watts) quando se encontram ligados. Neste caso, se ele permanecer ligado por 1 hora por dia, isto implicará num custo mensal de R$ 0.55. Todavia, considerando este mesmo aparelho no modo standby, seu consumo em média é de 20W. Se considerarmos este aparelho supostamente desligado, ou seja no modo standby, isto resultará num custo mensal de R$ 0.12. Note que há aparelhos de TV com menor consumo no modo standby, algo próximo de 1W. Outro caso interessante é o microondas que durante quase um terço do ano consome mais energia no modo standby (mantendo seu relógio e teclado por toque ativo) do que cozinhando ou esquentando alimentos. As caixas da TV a cabo é outro grande vilão. Podem ser vistas como verdadeiro sorvedouro de energia, podendo consumir de 5 a 25W.”

Fonte: http://www.espacoacademico.com.br/005/05mendes.htm

Então, lá em casa, agora, os aparelhos ficam todos desligados na tomada e só quando usamos é que eles são ligados. Os bolsos e o meio ambiente agradecem.

LUCAS ROQUE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s