Sacola na verdade é um saco !


Então minha gente! Essa história de substituir as sacolas de plástico por sacolas retornáveis é uma iniciativa jurássica quando se fala em ações na defesa do meio ambiente. Na verdade eu acho isso um saco. Ouvir sempre a mesma coisa, as mesmas dicas o mesmo blá,blá,blá. Mas o que é um saco maior ainda é ver pessoas no supermercado comprando uma caixa de fósforos e colocando em uma sacola.

Todo mundo sabe o tamanho do impacto que o plástico causa ao meio ambiente. São mais de 100 anos para se decompor, é disparado o primeiro lugar nos aterros sanitários, libera gases de efeito estufa quando são queimados e tem como matéria prima, em sua maioria, o petróleo. Além destas “qualidades” todo mundo já viu pela internet e ficou chocado com as fotos de aves e peixes mortos sufocados e entalados com sacolas plásticas no estomago. E a ilha de garrafas pet que bóia livre no oceano?! Um primor da degradação ambiental.

Tudo isso é um saco! Ou seria uma sacola?

Apesar de todo mundo saber dessas coisas, em BH foi preciso um lei para proibir a utilização de sacolas plásticas. Estou falando da lei municipal n° 9529/08.

Essa lei determina que, a partir do dia 28 de fevereiro de 2011, os estabelecimentos públicos e privados só poderão usar sacolas ecológicas (biodegradáveis). Vai “pegar”? Não sei. Só sei que dependermos de uma lei para controlar o consumo de sacolas plásticas quando sabemos os inúmeros problemas que elas nos causam é um saco!

Em casa adotamos a SACOLA ZERO!

Banimos as sacolas das compras. Estamos utilizando caixas de papelão que ficam espalhadas pelo mercado, sacolas de tecido e mais recentemente compramos uma caixa desmontável que fica no porta-malas do carro, uma maravilha! Quando vamos às compras levamos essa caixa desmontada dentro do carrinho. Na hora de voltar pra casa montamos a danada e bingo, levamos toda a compra sem utilizar uma única sacola. Estamos fazendo a nossa parte.

No mais é isso.

Uma boa semana e que todos pensem duas vezes antes de usar uma sacola de plástico e ajudar a empurrar o planeta para o saco !!!!!!!!!!

Anúncios

5 comentários em “Sacola na verdade é um saco !

  1. Para os motorizados (que não são carbono zero…), as caixas podem ser uma solução. Qual a solução para os pedestres que precisam carregar na mão as compras? Eu uso mochila e bolsas plásticas (que terei que substituir por, no máximo duas bolsas de pano, já que é complicado carregar). Eu uso transporte público e caronas para compensar minhas sacolas plásticas, mesmo trabalhando bem longe de casa (1h40min). Nossas ações individuais são importantes, mas as novas leis geralmente favorecem as indústrias de alguma coisa (no caso, de sacolas recicláveis ou de pet ou de pano).

  2. O mais engraçado é o olhar de surpresa que muitos atendentes ainda dão quando recusamos uma sacola plástica…

    Nossas escolhas de consumo sempre favorecem alguem em detrimento de outros alguens…. Bem, é preferível favorecer quem produz coisas mais duráveis

    Antes que a Liliam pergunte: se não pegamos sacolas plásticas, como embalamos o nosso lixo? Bem…mesmo com a meta de sacola zero, acabamos pegando uma ou outra. Na feira do supermercado, por exemplo. Coloco várias frutas e legumes no mesmo saco, mas ainda tenho de usá-los. Tenho procurado pegar os GG, que cabem na minha lixeira. Só com esse aporte de sacos e outros esporádicos, inevitáveis, já fico com sacolas mais que suficientes para o lixo

    1. Oi, olha o lixo a gente aind pode usar os sacos de lixo que são biodegradáveis.. essas de mercado elas se desmancham, mas não biodegradaveis..quer dizer que as do mercado ficam em pedacinhos minusculos que ficam na natureza, e de certa forma os peixes comem e fica na carne e comemos o peixe e naturalmente estamos ingerindo plastico..que em algum tempo podemos ter doenças e nem saber de onde vem…(isso tudo sei porque assisti uma reportagem que falava sobre as sacolas inuteis plasticas)..
      Abraços …e zero para as sacolinhas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s