“Consumo, logo existo!”


Parênteses para o trecho de um artigo de opinião do pensador Frei Betto
(original em: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/a-arte-de-seduzir/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje)

Como se livrar do labirinto consumista que, na verdade, se consuma nos consumindo? Não vejo outra porta de saída fora da espiritualidade, somada a uma nova visão do mundo. Sem espiritualidade corremos o risco – sobretudo os mais jovens – de dar importância àquilo que não tem. Imbuídos da baixa autoestima que nos incute a publicidade (”você não é ninguém porque não possui este carro, não veste esta roupa, não faz esta viagem…”) encaramos a mercadoria como algo que nos agrega valor. Não basta a camisa, a bolsa ou o tênis. Têm que ser de grife, com a etiqueta exibida do lado de fora. Assim, todos à nossa volta haverão de reconhecer o nosso status. E quiçá invejar-nos. E aquele ser humano que, ao lado, carece de produtos refinados, é visto como não tendo nenhuma importância. Pois não se enquadra no atual princípio pós-cartesiano: “Consumo, logo existo.”

O que você vai fazer no fim de semana? Levar a família ao shopping….ou ao parque?

3 thoughts on ““Consumo, logo existo!”

  1. Você tem toda razão … comprar algo só pelo ato de comprar é absurdo !
    E tenho a impressão que as pessoas não buscam saidas para o que tem … óbvio que temos que comprar as coisas … mas o que der pra reaproveitar/consertar/reciclar deve ser feito .
    Por exemplo … minha cama quebrou 2 vezes … por mal uso … kkk… temos o péssimo hábito de pular nela … kkk … no lugar de comprar uma nova , mandei fazer a peça em um marcenaria , de pinus e consertei … poderia ter comprado outra … mas pra que ?
    Só compro o que realmente vou usar , só troco o que não tem mais jeito e quando não quero algo dou um fim digno (doação/reciclagem) para o objeto.
    Mas ainda sei que posso melhorar muito… tudo é processo.
    Amei seu blog !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s