Papo de comadre


Mulheres, vocês já pararam pra pensar em quantos absorventes jogamos fora por ano? Estima-se que mais de 100! Com as firulas atuais de gel, cobertura “seca” (plástica), etc., temos aí um sério problema de geração de lixo.

Existem alternativas? E elas funcionam, de verdade?

Sim, existem. Existem absorventes descartáveis mais ecológicos, com algodão orgânico, por exemplo (ainda difíceis de serem encontrados aqui no Brasil). Existem também os absorventes reutilizáveis (que você lava após o uso – estes nunca testei, mas você pode encontrar informações na internet). Existem, ainda os copinhos coletores. Eles também podem se facilmente encontrados e memso comprados via internet. Eu recomendo o Misscup (www.misscup.com.br), uma excelente marca brasileira.

Os copinhos coletores funcionam recolhendo o fluxo, em lugar de absorvê-lo. O resultado é que você se sente mais limpa durante o dia todo, até esquecendo que está no período menstrual! Pode ser desconfortável usá-lo no início, mas é beeem menos incômodo que os absorventes internos, os famosos OBs. O site do Misscup tem depoimentos e um tira-dúvidas muito esclarecedor. As limitações: não recomendo usá-lo o dia todo fora de casa, pois para retirá-lo, esvaziá-lo e recolocá-lo você precisa de tranquilidade e muita higiene. Fazer isso em banheiro público definitivamente está fora de cogitação, na minha opinião! Também não recomendo para mulheres que não tenham relações íntimas, até mesmo por ser necessária certa dose de auto-conhecimento para usá-lo corretamente. Consultei minha ginecologista, que disse que o produto não oferece risco, sendo apenas necessário cuidar bem a lavagem das mãos e dos copos antes, durante e após o uso, para evitar contaminação. Recomenda-se ferver por cinco minutos ao final de cada período. Os copinhos coletores são feitos com silicone medicinal, um material sadio e bastante confortável. Os preços variam em torno de R$ 80. Um investimento relativamente alto, mas se você considerar que evitará ou diminuirá a compra de pacotes de absorventes descartáveis todo mês, durante cerca de 10 anos (vida útil média do produto), mais do que compensa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s