A alegria de receber / Receita de pão-de-queijo!


hmmmmm!

No tempo de nossas avós, era comum as pessoas se visitarem. Comadres visitavam-se semanalmente, frequentemente havia parentes em casa, padres e pastores visitavam suas irmandades. Hoje, devido à correria do dia-a-dia, mulheres trabalhando fora e dificuldade do trânsito nas grandes cidades, cada vez temos menos o hábito de visitar e receber, o que é uma pena. É tão bom receber alguém querido, conhecer pessoas novas, papear ao sabor de um cafezinho, trocar receitas e novidades! Nossa sociedade tem ficado individualizada demais. Precisamos resgatar a alegria da hospitalidade!

Para celebrar as visitas tão agradáveis que recebemos este fim de semana, hoje esotu postando receita de de pão-de-queijo – afinal, nada melhor que receber visitas com algo feito em casa, típido de sua região. Melhor ainda se for fácil e rápido de fazer, certo?

* Pão-de-queijo mineiro *

– 1 kg de polvilho azedo
– 1/2 copo de óleo
– 1/2 copo de leite
– 1/4 de queijo meia-cura ralado
– 3 ovos batidos à mão
– uma pitada de sal

Coloque o leite e o óleo numa panela e ferva. Despeje o polvilho numa tigela, e escalde com o leite + óleo fervido. Mexa um pouco com a colher. Acrescente os ovos ligeiramente batidos, e, após esfriar um pouco (cuidado para não queimar as mãos!), amasse com as pontas dos dedos. Por fim, adicione o queijo e a pitada de sal e continue sovando a massa. Se necessário, acrescente um pouco de água morna. A massa está no ponto quando tiver a consistência de um creme espesso, que você consegue moldar levemente com duas colheres, como se fosse um sorvete, por exemplo. Leve ao forno médio em uma assadeira ungtada com óleo. Eu faço bolinhas irregulares com auxílio de duas colheres de sobremesa.

Um dos segredos da receita é usar um bom polvilho azedo, que pode ser difícil de encontrar fora de Minas Gerais, mas experimente até encontrar a marca que mais dá certo.

Quando estiver com cheirinho de pão-de-queijo e coradinho por cima, está pronto!

Você pode inovar acrescentando azeitonas picadas e ervas desidratadas à massa.

Eita trem bão, sô!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s