Crescimento econômico é coisa de um mundo do passado…


Ótimo texto do biólogo Fernando Fernandez, gostaria de compartilhar.

Veja o texto completo no ((o)) Eco

Trechos inspiradores:

"Eu tenho o sonho de um mundo com uma economia estável, abandonando o objetivo obsoleto do eterno crescimento.

Com isso tudo, a idéia da necessidade de crescimento, progresso, tornou-se um dogma que pouquíssimas pessoas sequer se atrevem a questionar. Nascia o que o famoso zoólogo Konrad Lorenz chamou, há quase três décadas, de “a falsa religião do progresso”.

A equação é simples: a nossa espécie, que um dia foi mais uma humilde espécie entre tantas outras, cresceu demais e o planeta já não aguenta mais nossas agressões em tão grande escala.

(…) a automação industrial, que deveria permitir que as pessoas tivessem cada vez mais tempo para atividades criativas, como defendido por Domenico De Masi. Nós deixamos de nos permitir este tempo por causa da nossa louca corrida para atender a todas as pseudo-necessidades do consumismo.

Olhe os livros e filmes de umas cinco décadas atrás, e os que se fazem hoje. Há muitas diferenças é claro, mas uma é particularmente chocante: a leveza. (…) Ganhamos em muitas coisas nessas décadas, claro, na duração de nossas vidas, nas conquistas de muitos direitos humanos, na tecnologia a nosso dispor, no acesso à informação e por aí vai. Mas perdemos em muitas outras também, frequentemente mais difíceis de contabilizar. (…)Um filme de Fellini hoje nos parece quase insuportavelmente idealista ou ingênuo. Quão imensamente triste isso é!

Eu tenho o sonho de que os filhos que um dia terei viverão num mundo onde as pessoas não vão ser avaliadas pelo que elas têm, mas sim pelo que elas são.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s