“Na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma” VIVA A COMPOSTAGEM.


E ai pessoal tudo bem?

 No domingo passado pude conferir o quanto essa frase dita por Lavoisier em 1760 é correta. Segue ai uma foto do figura e sua esposa.

 Mas o que eu quero mesmo contar é sobre a nossa compostagem, caseira, eficiente, feita em um vaso e super simples. Basta misturar terra e resíduos orgânicos em um balde tampado. Está pronto um pólo de compostagem caseiro.

 Há mais ou menos 1 mês eu e a Carol estamos fazendo compostagem com os resíduos orgânicos (cascas de frutas e legumes, coador de café, cascas de ovos, papel etc.). Além de reduzir o volume de resíduos que vão para os aterros a compostagem é uma forma de reaproveitarmos os nutrientes das plantas.

No domingo eu fui revolver a compostagem e bingo!!!!!!!!! Todos os resíduos haviam se transformado em um composto nutritivo muito bom para as plantas. Eu aproveitei a oportunidade e troquei a terra de alguns vasos pelo composto, o manjericão e a rúcula agradecem. 

Manjericão precisando de composto!
Almeirão feliz!

Revolver a terra de vasos e colocar um pouco de composto é muito bom para o crescimento das plantas pois significa uma carga de nutrientes além de auxiliar a planta na retenção de água. Essa troca de terra pode ser feita de 6 em 6 meses.

 Pois é minha gente a compostagem caseira funciona e é muito boa pra quem faz e para as plantas que vão receber o composto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DICAS:

1 – Caso você não tenha vasos suficientes em casa, coloque o composto no canteiro prédio ou mesmo em canteiros na rua.

2 – Pique as cascas em pedaços pequenos para agilizar a decomposição. Quebre também as casacas de ovos.

 No mais é isso ai.

Um abraço pra todo mundo.

Dan

4 thoughts on ““Na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma” VIVA A COMPOSTAGEM.

  1. Muito bem, meus parabéns! Qualquer dia destes apareço aí para comer toda esta rúcula……….hum!!!!
    abço
    Lu

  2. Oi Dan, gostei da compostagem, quero fazer em casa. Você tem como me mandar dicas de como montar um minhocário simples em casa? (não tenho muito espaço).

    Muito obrigado, e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

