Viajar é redescobrir-se e celebrar a diversidade


Ok, viajar tem uma pegada ecológica considerável. Acaba-se gerando muito gas carbônico, pois a base de qualquer meio de transporte é a queima de combustíveis – e em geral combustíveis fósseis.

Mas, por outro lado, viajar é uma atividade maravilhosa: permite que você conheça outras pessoas, outras culturas, outras idéias. Faz a gente descobrir o outro, e assim redescobrir a nós mesmos, nosso lugar nesse mundão tão grande e ao mesmo tempo tão pequeno.

Este fim de semana Dan e eu estivemos na Serra Gaúcha. Foi um roteiro gastronômico.

Experimentamos bolinho de pinhão, vinhos, queijos e salames locais, biscoitos e pão feitos artesanalmente.

Vimos idosos, crianças e jovens descendentes de alemães e poloneses dançarem canções tradicionais de seus antepassados, num festival de folclore em Nova Petrópolis-RS.

Conhecemos pessoas gentis, como seu Severino, que desistiu da vinícola artesanal por falta de ajuda, e passou a produzir geléias e doces com a esposa na rota Caminho das Pedras (Bento Gonçalves-RS). No fim da viagem, numa venda à beira da estrada, conhcemos dona Ivone, que com grande simpatia nos ensinou como preparar os lindos feijões coloridos.

O turismo incentiva a diversidade. Nisso ele pode ser considerado uma atividade muito positiva.
Viajar inspira o viajante, e dá condições para que comunidades vivam em suas tradições. Cria ainda meios para que jovens não precisem migrar para as capitais para conseguir um futuro profissional digno.

Este slideshow necessita de JavaScript.

***
DICAS

Enquanto não temos à disposição meios de transporte menos poluentes, seguem algumas dicas para deixar suas viagens mais ecológicas:

– Procure conhecer os costumes e comidas locais. Converse com os habitantes do lugar em que está, peça receitas, pergunte sobre tudo que tiver curiosidade.

– Não leve a “cidade grande” junto com vc. Se estiver em meio rural ou parque, não coloque música alta. Visite lojas menores em vez de grandes shoppings ou lojas de departamentos. Evite fast food. Procure comidas típicas. Comidinhas de rua são ótima opção de conhecer a culinária cotidiana do local sem gastar muito.

– Se for se hospedar em hotel, atente para a lavagem da roupa de banho. A maior parte dos hotéis e pousadas pede para se deixar a toalha no toalheiro para que ela não seja lavada diariamente, economizando água.

– Se for acampar, respeite os grupos vizinhos e cuide do seu lixo.

– Evite viagem de compras. E não se empolgue: pense três vezes antes de comprar objetos em viagem. Compre o que você for usar. Prefira viajar para conhecer costumes, comidas e riquezas naturais.

– Se for levar lembranças para amigos e familiares, dê algo que tenha utilidade. Pequenos doces ou salgados típicos são boa opção do presenteado sentir um pouco do sabor de sua viagem, e não vai ficar com mais um ímã de geladeira ou chaveiro estocado na gaveta.

Anúncios

4 comentários em “Viajar é redescobrir-se e celebrar a diversidade

  1. Relamente viajar é muito bom. Estou com vontade de ir para a terra de vc’s. Quero conhecer Inhotim, quem sabe ainda esse ano! 🙂

    1. Ficamos honrados em receber a visita da D. Ivone e de seua família!! 🙂 Voltaremos quando estivermos de novo por aí, para trazer mais salames, feijões, pinhões e outras delícias!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s