Desafio do mês: Cozinhe Mais, Alimente-se Melhor!


Todo 1º dia do mês o Nosso Quintal sugerirá um desafio mensal para você cumprir.

Dizem que para criar um hábito é preciso repeti-lo durante pelo menos três semanas seguidas. Então, se você procurar cumprir os desafios por pelo menos vinte e um dias, terá grandes chances de terminar o ano com hábitos mais saudáveis, ecológicos e com mais qualidade de vida.

Na mesma linha dos nossos posts, procuraremos dar desafios razoáveis, que possam ser cumpridos por todos. Experimente, comente, reclame, comemore.

O desafio deste mês é: Cozinhe mais, alimente-se melhor!

Por quê?

Com as mulheres trabalhando fora, comida caseira tem se tornado uma raridade, um privilégio dos fins de semana nas casas das mães, tias e avós. As meninas (e os meninos também) dificilmente aprendem a cozinhar, pois têm milhares de atividades (inglês, espanhol, natação, balé, etc.). Cada vez temos menos tempo – e mais preguiça – de cozinhar em casa. Queremos algo pronto.

Mas comidas prontas ou feitas em grande quantidade nos restaurantes dificilmente terão o gosto especial de uma comida preparada na hora, feita com carinho. Além disso, tendem a provocar maior desperdício, por sobras e pedaços mal aproveitados, e por serem embalados em uma grande quantidade de embalagem.

As comidas prontas são feitas de material barato, especialmente gorduras, carboidratos, outros açúcares e sal. Para mascarar a falta do gosto de tempero bem feito, entope-se os alimentos de geralmente levam conservantes, corantes, aromatizantes e outros “antes”, inclusive o perigoso glutamato monossódico, que finge que a comida tem mais gosto do que realmente tem.
Convencido(a) de que vale a pena cozinhar mais em casa? Redescubra o prazer de estar na cozinha, curtindo a textura, cor e aroma de cada ingrediente.

Qual o desafio?

• Experimente levar marmita uma vez por semana.
• Prepare seu próprio jantar (ou lanche) de noite, pelo menos três vezes na semana, com ingredientes frescos.
• Sente-se para tomar café da manhã todos os dias, incluindo frutas.
• Procure incluir cinco cores em cada refeição. Uma forma fácil e divertida de balancear os nutrientes.

Para dar uma ajudinha, o Nosso Quintal vai promover um festival de receitas práticas e sem carne, para você se aventurar na cozinha, durante todo o mês de julho! Teremos convidados especiais, Aguardem!

PS agora com licença, que vou fazer bolo de chocolate com morango 😉

3 comentários em “Desafio do mês: Cozinhe Mais, Alimente-se Melhor!

  1. Carol, gostei demais desse desafio!! Por coincidência essa semana havia combinado com meu esposo que iríamos comer mais em casa e diminuir os custos com restaurantes. O nosso problema nem é comida congelada (que odeio!!!), na realidade nós gastamos sem dó com conta de restaurantes. Somos comilões e adoramos conhecer sabores novos. Mas eu tb gosto de cozinhar, sou iniciante, mas nao tenho medo da cozinha e sou bem curiosa. E o seu post me incentivou mais ainda! Obrigada. Estou dentro do desafio e aguardando suas receitinhas!!! Se eu descobrir alguma mando por e-mail.
    P.s. Chocolate com morango, que combinação tentadora! 🙂

  2. Oi Vívian, gostei de vc aceitar o desafio. A Fran fala que comida de restaurante tem todas gosto de cartolina. Lógico que eu nunca comi cartolina, mas acho que é por aí mesmo. Ainda cozinho em casa só para mim e meu marido, e acho que a gente ganha muito na qualidade.

    beijin Carol e Vivian
    logo seguirá minha receita. È surpresa.
    mami

Deixe um comentário

