O que o corpo pede


Minha mãe sempre diferencia o que ela quer e o que o “corpo pede”. Nós até costumávamos brincar que o estômago dela tinha uma personalidade própria…(risos). Mas a verdade é que essa sabedoria de mãe está coberta de razão.

Agora há pouco voltei do almoço e pensei em passar na lanchonete para comprar um suco ou um chocolate. Mas refleti melhor e concluí que não estava de fato com vontade. Era puro hábito.

Estamos cheios disso: seguimos o que a nossa cabeça diz, e não o que o corpo pede. E nossa cabeça, infelizmente, tem ficado poluída com maus costumes, propagandas e fugas psicológicas. Sabe quando você tem de terminar um relatório e levanta toda hora da cadeira para beber água, café, pegar algo na geladeira? Pura fuga. E quando você come um copázio (olha só, achei que nunca ia usar esse aumentativo na vida!) de pipoca no cinema, depois fica empanturrado? Pois é, tudo exagero, vontade mental, não fisiológica.

E tem vezes, ao contrário, em que o corpo pede algo específico. Depois de um mal-estar do fígado, já reparou que dá aquela larica de doce? E aqueles “desejos” de grávida? Você pode ficar surpreso, mas geralmente são necessidades nutricionais mesmo.

Se aprendermos a escutar essas mensagens certamente teremos mais saúde e desperdiçaremos menos. Ao exemplo da mãe Lu, temos de aprender a ouvir as mensagens do corpo. Não só em relação a comida, mas também em relação a repousar, alongar-se, caminhar, tomar sol…

Foto: Galeria de Barefoot Photographers of Tilonia

4 thoughts on “O que o corpo pede

  1. È verdade o que a Carol escreveu, mas, exatamente nesta hora minha cabeça pediu chocolate amargo belga. E agora, Carol?

    O meu corpo está precisando de serotonina, é isso.!!

    Beijin linda

  2. Oi Carol!
    Adorei o seu post de hoje..é verdade, sua mãe tem razão..rsr
    e a minha diz que a gente é o que come..srsrsr e o futuro nos aguarda..rsrs bem ou mal..ela diz que está armazenando vitaminas para na velhice não precisar de medicamentos..e é verdade..
    bjs

    adoro seus post..(nem sempre comento, mas leio sempre)

  3. Seus posts estao cada vez melhores. Estou acompanhando seu blog com freqüência e tentando mudar alguns hábitos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s