Começando a plantar


Passo-a-passo para quem está começando agora a aventura de plantar!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Você vai precisar de:

  • vasos
  • prato para vasos
  • pedriscos ou bolinhas de argila expandida
  • areia
  • terra adubada
  • sementes ou mudas

1) Se o vaso não estiver furado, faça alguns furos para drenar água. Coloque o vaso assim preparado sobre o prato, para aparar essa água quando você regar.

2) Coloque os pedriscos ou argila expandida no fundo do vaso, aproximadamente 1/4 dele.

3) Por cima, coloque a mesma quantidade de areia grossa.

4) Por cima dessa segunda camada, despeje a terra adubada (melhor ainda se adubada com composto orgânico caseiro!)

5) Por fim, plante as sementes (observe as instruções na embalagem, cada planta exige cuidados especiais) ou sua muda. No caso de mudas, a terra deve cobrir até um pouquinho acima de onde se divide o caula e a raiz. Não aperte em volta, ou você vai compactar o solo e sufocar a pobrezinha. Afofe apenas o suficiente para ela não tombar.Pronto! Agora é só cuidar com carinho. No caso de hortaliças, regue todos os dias. E elas precisam de sol ou ao menos boa iluminação na maior parte do dia. Sobre sombra e luz, siga a regra genérica: folhas escuras suportam sombra, folhas claras gostam de luz.

4 thoughts on “Começando a plantar

  1. Que Interessante e legal! Eu não sabia desta regra de folhas claras gostarem mais de luz e escuras menos. Acabo de aprender mais uma coisa.
    beijin

  2. É uma regra genérica, nem sempre dá certo. A lógica é: folhas preparadas para viver na sombra devem aproveitar toda a luminosidade que lhes chega, portanto absorvem muita luz e refletem pouco (aperecem escuras). Folhas que são claras são vistas assim pq refletem mta luz, e se dão a esse luxo porque vivem sob alta luminosidade, e refletir é até uma forma de controle térmico.

    1. Ótimas escolhas, Vivian! Manjericão fresco é inigualável pra dar um toque no molho de tomate, na pizza ou no sorvete de baunilha! E a hortelã com sorvete tb e com suco de abacaxi ou limão..hmm!! Lembre-se de regar todos os dias e deixá-los em locais bem iluminados. O manjericão deve ser podado qdo crescer muito, e quando der flores, tire-as pra aumentar a sobrevida (aproveite p fazer delicados arranjos😉. A hortelã, se você tiver um lugar espaçoso, vai crescer lateralmente, ela dá em ramadas. Divirta-se!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s