Chame a meninada para plantar uma árvore. Você vai se surpreender.


Dan e Henrique com a mão na terra

Alguma criança já te questionou por ter jogado papel no chão? Se não, se prepare. Quando menos você esperar algum baixinho vai te deixar com vergonha.

A cada dia mais escolas estão ensinado às crianças como cuidar do meio ambiente. Com orientações simples a criançada está sendo educada dentro dos conceitos de sustentabilidade. Feche a torneira ao escovar os dentes, não jogue lixo no chão, apague a luz são alguns dos ensinamentos que as crianças estão recebendo nas escolas e que aos poucos estão se incorporando ao dia a dia da meninada.

Tudo seria melhor ainda se em muitas casas as crianças não fossem deseducadas. É isso mesmo, infelizmente muitos pais deseducam seus filhos, com atitudes erradas, dão um mau exemplo e colocam em conflito os conceitos aprendidos na escola. Uma menina que convive com a mãe consumista certamente no futuro será igual. Um menino que vê o pai jogando lixo pela janela do carro certamente no futuro vai fazer o mesmo. Tudo está no exemplo que os adultos passam para as crianças.

Com uma simplicidade desconcertante, as crianças educadas para a sustentabilidade têm deixado muita gente grande de saia justa. Pai, apague a luz. Mãe, feche a torneira. Tia! Você comprou outro sapato? A meninada não perdoa, cobra atitude dos adultos, e isso é muito bom.

No último domingo recebemos em casa a visita do meu sobrinho Henrique, um menino muito inteligente de 8 anos. Quando eles chegaram aproveitei a oportunidade para fazer uma experiência. Chamei o Henrique para conferir como anda a nossa compostagem caseira.

– Compostagem caseira!!! O que é isso tio?

Pronto, estava aberta a porta curiosidade. De ferramenta na mão ele foi mexendo a terra, colocando o material orgânico e eu fui explicando como funciona a compostagem caseira. De lá o papo foi longe, a importância de se separar o lixo, os benefícios que o composto orgânico fazem para as plantas, enfim, de uma forma leve e interessante, tive a oportunidade de repassar para ele conceitos importantes de sustentabilidade. Ele ficou super envolvido pela descoberta e empolgado com a compostagem. Eu fiquei gratificado pela oportunidade.

Resumindo:

  1. Cuidado com os exemplos que você passa para as crianças próximas a você.
  2. Procure envolver a meninada com ações sustentáveis no seu dia a dia.
  3. Plante junto com pequenos um pé de feijão e acompanhe junto com eles o milagre da natureza.
  4. Convoque a meninada para recolher papel e plástico de um parque ou praça.
  5. Chame seu filho para regar as plantas e levar o lixo reciclável junto com você.

Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s