Desafio do mês de Setembro: cuide bem do seu lixo!


Foto: debcha /Creative Commons

Lixo existe? Na natureza, não. Lixo é invenção do ser humano.

Na natureza, o que não serve para um ser vivo é comida pra outro. O que sobra em um processo dará início a outro processo, em infinitos ciclos fechados. Mas nós nos agregamos em cidades e abrimos o ciclo, transformando-o num processo linear e aberto:

produção de alimentos e bens de consumo -> consumidor, geralmente agregado em cidades -> depósitos de lixo

Resultado? Lixões e aterros sempre superlotados, misturando e estocando materiais que poderiam ser super ricos em outro lugar, por exemplo como matéria orgânica para adubar a produção alimentar. (Em vez disso, jogamos o adubo fora, misturado a plásticos, papéis, etc., e na outra ponta do processo pagamos para indústrias produzirem fertilizantes.)

Em casa, ninguém gosta de lidar com o lixo. Meu pai conta que, quando era menino, sua função nas tarefas domésticas era levar o lixo para fora. E, como ficava com vergonha de ter de fazer isso, espiava antes de sair para ver se algum coleguinha estava na rua. Todos nós temos uma imagem negativa do lixo. Por isso, tentamos manipular nossos resíduos o menos possível, os embalamos em plástico e jogamos na rua o mais rápido possível!

Mas para onde vai aquele saquinho de lixo?

Quer uma resposta franca? Veja aqui.

Ok, se você tiver sorte seu material irá para um lugar melhor. Mas é preciso participar mais do processo e nos responsabilizarmos pelos resíduos que geramos.

Vamos lá?

O desafio do mês é: cuide bem do seu lixo!

O que você deve fazer:

  1. Repensar: descobrir que lixo não é “lixo”
  2. Reduzir: diminua sua geração de resíduos, comprando com mais consciência. Prefira produtos com menos embalagens, ou embalagens biodegradáveis, ou ainda recicláveis. Não desperdice.
  3. Reutilizar: antes de comprar caixas, tupperwares e vidros para organizar e embelezar a casa, pense se as garrafas, embalagens e vidros que você ia jogar fora podem servir.
  4. Reciclar:
Lixo que não é lixo - rico em energia e nutrientes

 Faça compostagem em casa : você sabia que pode fazer compostagem mesmo em apartamento? Faça de acordo com o seu espaço disponível: pode ser num tupperware, numa bombona ou com ajuda da minhocasa. Talvez você não consiga aproveitar todo seu resíduo orgânico, mas já é um começo muito instrutivo e gratificante! Veja na tag “compostagem” ótimas dicas aqui mesmo no Nosso Quintal, ou “google it”!

Separe o “lixo limpo” : se você ainda não faz isso, chegou a hora. Adquira o hábito de separar seu lixo! Não tem coleta seletiva na sua rua? Leve para um ponto de coleta. Não sabe onde tem? A gente ajuda: http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html . Agora não tem mais desculpa! 😉

Obs.1: Se não tem coleta seletiva na sua rua, você pode e deve reclamar na sua prefeitura. Telefone, faça um abaixo assinado, mande e-mails aos vereadores.

Obs.2: Atenção ao tipo de coleta: geralmente quando há coleta nas ruas, não é necessário separar entre vidro, papel, metal e plástico. Apenas enxágue o material reciclável e guarde tudo num saco diferenciado do lixo comum. Já se você levará a um posto de coleta, provavelmente precisará separar em tipo de material. Fica mais fácil se você comprar baldes diferentes para triar já em casa. Pode usar as cores padrão: vidro, papel, metal e plástico.

Boa sorte, e compartilhe conosco suas descobertas! 🙂

6 thoughts on “Desafio do mês de Setembro: cuide bem do seu lixo!

  1. Oi Carol!
    Amei o desafio do mês… por que?
    bom, porque eu já faço parte das que separam o lixo.
    Quando vim morar aqui não sabia o qeu fazer, porque nessa cidade, se vcs acreditam ou não, não tem coleta seletiva do lixo..(aqui é Santa MAria-RS) centro do estado..e onde eu morava antes é Santa Rosa,onde há preocupação nesse sentido..tem dias certos de coleta para lixo seco e para lixo orgânico..
    Então na escola onde meu menino estuda, eles fizeram uma parceria com uma empresa recicladora..e agora os pais levam o lixo seco na escola e a empresa recolhe..achei ótimo.
    O meu lixo organico ainda vai com o caminhão de lixo, mas estou esperando umas respostas do proprietario do terreno atras do condominio para ocupar esse espaço e aí vai o lixo organico pra lá..se Deus quiser..
    Adoro suas idéias e seu jeito de pensar..
    Bjs

  2. Carol , lembrei de uma coisa..as vezes a gente compra produtos que vem com embalagem de isopor, vc sabe se tem destino para esse tipo de produto..???

  3. Tb topo participar do desafio. Até pq esse assunto já surgiu aqui em casa. Eu me incomodo com a quantidade de lixo que eu e o Jonathan produzimos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s