O que fazer com o lixo eletrônico? Corre, até 26 de outubro!


Este slideshow necessita de JavaScript.

Pessoal muita gente fica sem saber o que fazer com aquele monitor velho ou o mouse que parou de funcionar. Pois é, estamos falando de lixo eletrônico.

Em breve vamos postar um post sobre o tema, mas pra antecipar e aproveitar a oportunidade, segue um artigo sobre o tema e uma boa informação. Os metrôs de algumas capitais, inclusive BH, vão receber esse tipo de material até o dia 26 de outubro.

Fassa uma revisão nos seus equipamentos. Aquilo que realmente você não for usa e não servir para mais ninguem, leve para o metrô.

No domingo tem mais.
Um abraço.
Dan

Noticia do MMA — Paulenir Constâncio

Em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, consumidor poderá deixar em estações de metrô produtos eletrônicos que não funcionam mais, para reciclagem ou descarte. Iniciativa marca Mês do Consumo Sustentável

….
O que fazer com o incômodo lixo eletrônico? Em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e no Rio de Janeiro, de 12 a 26 de outubro, basta levar a uma estação de metrô (veja quais, abaixo). O material será reaproveitado ou descartado de forma correta, sem danos para o meio ambiente. O consumidor consciente desocupa espaço, se livra de quinquilharias inúteis e ainda ajuda a evitar problemas com contaminação, que pode resultar da deterioração em gavetas e armários.

Quem passar pelo metrô nas quatro capitais no sábado (15/10), Dia do Consumidor Consciente, vai poder acompanhar o lançamento simultâneo da iniciativa. Em Brasília, a abertura será feita pelo diretor do Departamento de Ambiente Urbano, Silvano Silvério. Em Belo Horizonte, pela diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável, Laura Valente. Em São Paulo, pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Nabil Bonduki; e, no Rio de Janeiro, pela secretária de Articulação Institucional, Samyra Crespo.

A ação é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, as Companhias do Metropolitano (Metrô) de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, a concessionária MetrôRio, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil, empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988, e a Descarte Certo. A expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico. Aquele celular que não funciona mais, a torradeira enguiçada que não vale a pena consertar, os ultrapassados videocassetes, computadores antigos, notebooks pifados e outros eletroportáteis vão direto para a reciclagem.

Coleta – O posto de coleta em São Paulo estará funcionando na estação do Tucuruvi, na Linha 1 Azul. No Rio, na Carioca, no centro; em Belo Horizonte, na Eldorado; e, em Brasília, o consumidor poderá deixar seus produtos eletrônicos na estação Galeria.Responsabilidade – Outubro foi escolhido pelo MMA como o Mês do Consumo Sustentável, uma oportunidade para que a população se conscientize da importância de dar destinação adequada ao lixo.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lembra que a participação da população é a base de tudo. “Nós, consumidores, somos parte da cadeia produtiva. Não tem como a gente se eximir da responsabilidade ambiental. A Constituição diz que cuidar do meio ambiente é dever de todos. É o nosso futuro que está em jogo.”

Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros. Esses produtos contém elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que podem contaminar o ar, a água e o solo.

Mais informações:
http://hotsite.mma.gov.br/mesdoconsumosustentavel

3 thoughts on “O que fazer com o lixo eletrônico? Corre, até 26 de outubro!

  1. Olá meu nome é William

    Estou em Brasília – DF

    Trabalho com reciclagem de lixo eletroeletrônico e metais em geral.

    Sou uma empresa – MEI seria e compromissada com as questões do meio ambiente, dando o destino correto para esses residuos.

    Tendo em vista a imensa velocidade com que as Novas Tecnologias são lançadas num mercado consumista podemos entender a existência de tanto lixo, o que preocupa é que muitas vezes os produtos descartados pelos usuários ainda tem plenas condições de uso, mas acabam se tornando obsoletos, motivados pelas inovações diarias fazendo que todo tipo de equipamento eletroeletrônico se torne lixo rapidamente.

    Recebo todo tipo de lixo eletroeletrônico e elétrodomesticos e metais em geral

    •Placa Mãe, Vídeo e Rede, Memórias, Placas de centrais telefônica, placas de Switers , placas de modens, placas de celulares, placas de gravadoras de CD/DVD.etc.
    •Processadores de cerâmica
    •Processadores de fibra
    •Hds
    •Cabos em geral e dissipadores.
    •Estabilizadores , No Breaks, Transformadores
    •Fontes AT/ATX
    •Baterias de Nobreaks e Veicular
    •Placas de Monitores e outras placas pesadas, aparelhos inteiros (Vídeos cassetes, Dvds, Aparelhos de som) Ferragens, Monitores, impressoras, celulares, teclados, mouses, gabinetes vazios, TVs, ferros de passar, video games, switcher, modens etc, etc…..

    Tendo em vista que na maioria das empresas possuem depositos ou salas cheios de equipamentos obsoletos e inserviveis , venho através deste email sensibilizá-los de quando forem fazer o descarte desses materias entrem em contato comigo.

    Para pessoas que possuem em suas casas esse tipo de lixo em pouca quantidade é só entrar em contato pois recebo tambem.

    Muito obrigado pela atenção.

    Aguardo contato.

    William Sancler – MEI
    Império Sucatas
    Recicladora de Lixo eletroeletrônico em geral.
    (61) 9653-3062
    (61) 9240-5069
    imperiosucatas@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s