Aprenda a lavar louças poupando água


Photo: commons gallery #washingdishes

Depois de visitar a casa da minha irmã,  resolvi escrever um post sobre como lavar louças Ou melhor, como organizar a louça antes de lavar.

Hoje em dia, com as mulheres trabalhando fora, é comum as louças se empilharem para serem lavadas alguns dias depois. Por isso, organizar a pia é um assunto importante. Pode parecer bobeira, mas você irá poupar água se fizer da maneira correta.

A primeira coisa a levar em conta é um princípio simples da química: água é o solvente universal. Isso quer dizer que ela dissolve a maior parte das substâncias. Menos, para nosso azar, gordura, que geramos muito em nosso dia-a-dia. Para acabar com ela, você precisará de sabão ou detergente. Por isso, nada de misturar o oleoso com o hidrossolúvel!

1. O que não precisa ser lavado, enxágue já. Já que água dissolve quase tudo, não faz sentido deixar a tigela onde você lavou alface, ou onde mediu farinha para o bolo, na pilha de “a lavar um dia”, certo? Simplesmente enxágue enfregando com as mãos ou uma esponja, e pronto.

2. Gordurosos dentro da pia, menos gordurosos fora. Nem todos concordam com essa regra – algumas pessoas preferem a cuba totalmente livre, o que pode ser útil em algumas situações. Mas se você adotar essa máxima, enquanto você começa a lavar as louças que ficaram de fora da cuba – menos gordurosas, as mais oleosas irão sendo pre-lavadas com a água ensaboada que vai caindo nelas. Outra coisa boa é que sua esponja não vai ficar engordurada na fase dos itens mais fáceis!

3. Se você usa máquina para lavar louças, essas dicas também vale. E acrescente estas: use a máquina em sua capacidade máxima, retire todas as sujeiras grudadas e organize bem elas de modo a permitir o fluxo de água dentro do equipamento.

Procure manter a louça empilhada em ordem, para não ocupar toda a bancada. e não demore muito para lavar. Algumas – muitas! – vezes é mais rápido lavar o prato e talheres após a janta que esperar aquela sujeirinha grudar bem grudada. Isso também vale se você usa máquina de lavar!

3 thoughts on “Aprenda a lavar louças poupando água

  1. OI CArol!!
    Esse post é super importante..
    aqui eu lavo a louça e sigo esses passos aí, sempre o mais limpo primeiro…e não misturo os mais gordurosos..e esquento água e passo nos gordurosos para melhorar a limpeza..e para esses mais gordurosos tenho uma esponja separada para a primeira limpeza e depois uso a outra..parece frescura,mas não suja minha esponja que lavo copos e coisas mais limpas.
    Se eu deixo meu marido lavar, a pia vira um caos..rsrsr ele mistura tudo..então me organizo e eu mesmo lavo..
    Uma coisa que percebi e mudei é lavar logo depois das refeições, 5 minutos e pronto, não deixar acumular senão dá vontade de fugir depois com a pia cheia..
    Abraços

  2. Concordo com a Gisa. È interessante as dicas da Carol quando há necessidade de deixar para o outro dia.
    Melhor ainda é lavar em seguida……………também tenho vontade de fugir com muita louça na pia!!
    beijin , meninas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s