Compostagem no quintal


Dan e Henrique com a mão na terra

Uma amiga, a arqueóloga Vanessa Linke, pediu opinião para fazer compostagem em casa. Como acho que pode ser a dúvida de outros leitores, segue aqui a transcrição da pergunta dela e da minha resposta, com dicas e vídeo explicativo do youtube.

Que tal começar 2012 comos dois pés em direção à sustentabilidade doméstica?

***

Oi Carol! Tudo bem com vc? Olha só, estou atras de receita para fazer em casa compostagem e me lembrei de vc. Ví algumas dicas na internet, incluindo vídeos, até muito didáticos, mas acabei colocando um pouco de defeito em todos. A questão é que moro em uma casa com um quintal relativamente espaçoso e tenho lixo gerado por umas seis pessoas. As receitas que achei são feitas em caixas pequenas, se eu fizer nestas caixas acabarei ficando por conta de mexer o composto… Enfim, se a caixa for grande demais tenho receio dos gases e etc… Vc tem alguma dica? Um beijo para vc e muito sucesso sustentável no ano que vem.

***

Oi, Vanessa! Como vai? 🙂
Então…lá em casa (moramos num apto com boa área privativa), temos experimentado a minhocasa (feita por nós mesmos) e dois vasos bem grandes tampados parcialmente com lona. Surpreendentemente, os vasos têm dado melhor conta do recado. A minhocasa parece que ainda não entrou em equilibrio, e se fica uma fresta atrai mosquitinhos. O que mais desanima é que parece-me demorar demais, não dá conta dos resíduos de apenas um casal. Mas nenhum dos dois jeitos geram cheiro.

Como vc tem quintal e muita gente em casa, acho que você pode experimentar fazer uma pilha (forma tradicional de compostagem). Comece com folhas secas e vá alternando cmada de lixo orgânico e mais folhas secas (pode ser também papel picado). Isso garante o equilíbrio entre compostos de nitrogênio e carbono na sua composteira.

Você também pode dividir a compostagem em caixas ou vasos (assim fica mais fácil revirar).  Se quiser, pode guardar os restos em um tupperware bem vedado na geladeira. A cada dois ou três dias, leve para a composteira, se em caixas ou vasos separados, vá alternando qual você usa, assim dá um tempo para cada um processar o da semana.

Dicas importantes:

Para evitar mau cheiro basta não colocar carne, restos de cebola e alho ou de frutas cítricas. Aí é beleza.

Qualquer que seja a técnica de compostagem que você escolher, minhocas sempre são bem-vindas para acelerar o processo.

Jogue sempre borra de café que ajuda a espantar animais indesejados.

E..tenha paciência: demora cerca de dois meses para o processo ficar maduro.

Conte se deu certo!

2 comentários em “Compostagem no quintal

  1. Oi Carol! Valeu pelas dicas! Tentarei fazer com os engradados, pois é mais fácil de empilhar e aproveitar mais o espaço que eu tenho e também mais o lixo que a gente gera. Vou testar e dou o retorno. beijos

Deixe um comentário

