Você sabe qual o fluxo da água da chuva no seu telhado? Ou por quais paredes passam a fiação elétrica, o encanamento?

Eu não. Nunca me liguei muito nessas coisas, mas tenho aprendido um bocado com o Dan. O que são rufos, metalom, sarrafos? Coisas que ele aprendeu com seu pai. Seu Juca tem 69 anos e ajudou a construir a própria casa. A casa em que vive hoje, com sua adorável esposa Meire (que há pouco nos serviu café com biscoitos de polvilho feitos em casa), é a mesma em que ele nasceu, há mais de meio século. A casa passou por muitas transformações, adequando-se à cada fase de vida da família. Hoje, têm um quarto para cada filho que vem visitá-los, agora com esposo/a, filhos e namorados.

Mas por que estou falando disso aqui no blog? Porque conhecer a própria casa, sua estrutura, seus fluxos, tem tudo a ver com resiliência.

Nos acostumamos a contratar ou comprar pronto, e não temos o menor domínio de como funcionam as coisas de que dependemos. Saber como funciona a própria casa é uma sabedoria em extinção. Aliás, que se encaixa perfeitamente no conceito Eco (oikos=casa) + Logia (conhecimento).

Seria legal resgatarmos esse conhecimento, assim saberíamos consertar as coisas. Às vezes dependemos de terceiros para consertar uma simples torneira pingando – ou até lâmpada queimada. Saber se virar e conhecer o sistema que nos abriga também é necessário para cortar desperdícios e fazer melhorias para tornar nossas casas mais ecológicas.

É ter um pouco mais de autonomia – uma das chaves para a resiliência.

Foto: byrdiegyrl

3 thoughts on “Você sabe o que é um rufo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s