post-its! (01-08-08)
post-its! (01-08-08) (Photo credit: sun dazed)

Você pode se perguntar: mas o que organização tem a ver com sustentabilidade? Na minha opinião, muita coisa. Se você for muito desorganizado, provavelmente vai ter dificuldades em cuidar da sua alimentação e mesmo observar e mudar seus hábitos para uma rotina menos impactante. Com organização, sobra tempo e energia para nos dedicarmos a coisas mais importantes do que pagar contas atrasadas, procurar documenttos, etc. E afinal, uma vida mais equilibrada é sem dúvida uma vida mais saudável e sustentável.

Eu não sou o melhor exemplo de organização, não, mas gosto muito de organizar e já li um tanto a respeito, e resolvi compartilhar algumas dicas valiosas:

  •  Regra de ouro: não confie na memória. Hoje em dia temos coisas demais na cabeça. Ser organizado é saber onde guardar cada coisa, inclusive o que precisa ser lembrado – anotando tudo no local apropriado. Quanto menos lugares espalhados, melhor. Acabe com os terríveis papeizinhos espalhados pela casa e pelos bolsos com telefones, compromissos, etc. Concentre tudo em uma agenda ou lista de tarefas em lugar bem visível.
  •  A boa e velha agenda: vamos lá, não tem nada mais simples de usar e eficaz que uma agenda, principalmente de papel. As virtuais não têm funcionado muito bem para mim. Quando terminar o ano, reuse-a retirando as folhas em branco e usando para anotações.
  • Não deixe para depois: diz a regra que se algo pode ser feito em 5 minutos, você deve fazer imediatamente, evitando acumular coisas “para depois”.
  • Passo-a-passo: não adianta querer organizar a casa toda de uma vez, mas se sinta incapaz. Comece aos poucos, dez minutos por dia, arrumando uma gaveta, a papelada do escritório etc.
  • Correio: falando em papéis, ao chegar uma correspondência, abra de uma vez. Se é inútil, jogue fora. Se precisa ser arquivada, arquive já. Se precisa de consideração posterior, coloque na agenda, ou num, mural com o prazo para resolver escrito em colorido.
  • Fácil de ver: abuse de cores para facilitar a visualização. Isso serve para lembretes e . Um post-it colocado em um lugar que você olha sempre, como a geladeira ou a porta, funciona (desde que vc não o deixe lá por semanas ou você encha a geladeira deles).
  • Peça ajuda: ninguém dá conta de fazer tudo e ser tudo – viu, mulherada?? Uma boa dona de casa não é aquela que faz tudo sozinha, e receber bem os amigos não quer dizer fazer tudo na própria cozinha. É melhor, se necessário, comprar coisas prontas, pedir ajuda e ter tempo – e cabeça – para lembrar de checar se o banheiro está abastecido de papel higiênico e a toalha está limpa. Quando precisar, compre pronto, peça ajuda ou pague pelo serviço.
  • Filtre as informações: tem um artigo bem legal sobre “dieta de informação” aqui. Nesse mundo de hiperinformação, para sua própria saúde mental, cancele assinatura de malas diretas e grupos desnecessários, de amigos chatos do facebook, revistas e jornais que não lê mais, etc. Menos é mais.

2 thoughts on “Organizar para viver melhor

  1. Oiiiii, meu comentário ficou com cara de bravo, hi hi.
    Mas, não foi isso não. Só esqueci de “organizar” a idéia antes de escrever. hahahahah.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s