Viva o Vale do Jequitinhonha !!!!!!!!!


Isso mesmo. O Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, é um lugar especial. Apesar da seca e das dificuldades, o lugar tem muitos tesouros que valem a pena ser descobertos.

Esse final de semana eu e a Carol, mais um grupo de amigos, tivemos a oportunidade de viajar até a cidade de Minas Novas, no coração do Vale. No total foram mais de 1000 km, mas valeu a pena.

Ficamos hospedados na casa do Sr. Batista e da dona Zezinha, um casal nota 10. Eles abriram sua casa para nos receber com muita alegria e carinho, sem falar nas comidas e nos super cafés da manhã com quitandas: rosca de canela, biscoito de polvilho, quebrador, pão caseiro, tudo feito em casa, cada um melhor que o outro.  A salada foi um show a parte, tudo orgânico e fresquinho apanhado na horta no fundo de casa.

Uma característica do povo de lá que mais me impressionou foi a hospitalidade.  As pessoas são simples mas têm sempre um sorriso no rosto e uma atenção fora do comum. Uma simples conversa é capaz de surpreender.

 

 

De lá trouxemos um monte de coisas boas na mente e no coração. E, como não poderia ser diferente, trouxemos um monte de comida boa. Na volta, depois de Diamantina, paramos nas barraquinhas da beira da estrada e fizemos a festa. Pasta de tamarindo, doce de leite em pedaços e manga espada orgânica. A Carol nem conseguiu esperar chegarmos em casa, abriu o pote de pasta de tamarindo e comeu com o dedo mesmo. Congelamos a pasta nas forminhas de gelo para usarmos depois como polpa em sucos.

 

 

 

 

 

 

 

Muita gente tem preconceito da região e acha que por lá só existe tristeza e pobreza. A coisa não é bem assim, o Vale do Jequitinhonha te muita coisa boa e principalmente tem muita gente de bem, forte e feliz que consegue superar as dificuldades e colorir a vida, vale a pena conhecer.

Uma boa semana para todos.

5 thoughts on “Viva o Vale do Jequitinhonha !!!!!!!!!

  1. Tenho o maior orgulho de ser do Vale, apesar de há muito tempo estar fora dele, retornando esporadicamente a passeio. O Vale só é pobre pq a riqueza que existe lá (ouro, diamante, pedras preciosas etc) é TODA retirada de lá, não há um reinvestimento, só sucateamento do que existe. Outro fato é o Governo de Minas isolar a região por ser afastada dos grandes centros. É uma região linda, de povo lindo e cativante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s