Dicas para minhocários e outras composteiras domésticas


É justo falarmos também do que não dá certo, né? E preciso admitir: nosso minhocário não vai muito bem… muito úmido, cheio de larvinhas e mosquinhas daquelas de banheiro. Estava até desanimada… a composteira em vaso funcionava tão fácil! Será que as nossas minhocas são mais preguiçosas ou estão de dieta?

Minhooooca

Foi aí que resolvi pedir ajuda do pessoal do nosso grupo LaresEcologicos – e achei ótimas fontes para entender e melhorar nosso minhocário! Em breve vamos reiniciar a minhocasa e darei notícias🙂

Seguem as dicas valiosas para todos que querem se aventurar a fazer compostagem em pequenos espaços:

PASSO-A-PASSO MINHOCASAS: (dicas da Fernanda Ferreira Silva)

http://scienceblogs.com.br/rastrodecarbono/2009/01/vermicompostagem-ano-zero/

As caixas plásticas podem sem encontradas por um preço bom aqui: http://www.vantaj.com.br/

No site da morada da floresta tem um manual legal para manutenção:
http://moradadafloresta.org.br/PDFs_para_download/Manual_Composteira_Dome%CC%81stica_2011.pdf

 

COMPOSTEIRAS REUTILIZANDO EMBALAGENS: (dicas da Priscilla Perini)

Esse é com baldes de Margarina, bem parecidos que os baldes de cloro que eu juntei. Acho q vai funcionar pra mim!
http://cadicominhocas.blogspot.com.br/2012/02/manual-passo-passo-confeccao-e-manejo.html

Esse com galões de 20l água, uma opção legal pra reutilizar os que já estão imprórpios pra uso comercial. Não é exatamente de minhoca, mas dá pra adaptar seguindo as instruções do passo a passo anterior.
http://www.youtube.com/watch?v=P-kJf_Ut3M8

***

DICAS DE MANUTENÇÃO PARA NOSSA MINHOCASA  (Update mais recente, com dicas de paula Signorini)

…eu tentaria colocar folhas de árvores, serragem e até mesmo um pouco de terra. Tem que aumentar bem a quantidade de carbono aí, e acho que o papel não é lá muito legal – principalmente porque a maioria deles passa por tratamentos químicos pesados para ficarem brancos, ou tem muita tinta, no caso dos jornais… Também dá pra tentar deixar a minhocasa arejando um pouco – um pouco, pq as minhocas podem fugir e porque elas odeiam luz…
 Como é que está o seu depósito de chorume? Você tem esvaziado ele com frequência?
 Uma diferença estrutural da minha minhocasa para a sua é que eu também fiz furos na tampa. Eles são pequenos, usei uma broca de 0,15 de diâmetro. Acho que ajuda a arejar…
Diferenças procedimentais são: eu não coloco os alimentos gelados – se vc guarda um depositinho na geladeira, imagino que os orgânicos estejam gelados quando vc disponibiliza para as minhocas; eu seco algum alimentos antes de colocar, como casca de laranja ou de ovo e eu pico os alimentos – de qualquer maneira, nenhuma dessas diferenças explicaria a formação de mais água na sua composteira do que na minha… acho que o que tem pra resolver é o balanço nitrogênio/carbono.

5 thoughts on “Dicas para minhocários e outras composteiras domésticas

  1. Tb tenho um minhocário em casa e no início ele tb ficava bem úmido, o q eu fiz foi dividir em 2 a quantidade de terra e colocar bem menos orgânicos, uma semana ou 2 sem colocar nada fez a umidade diminuir. Ou seja, o tamanho da minha composteira era pequena demais para a quantidade de orgânico q eu produzo, q é super pouco…

  2. Olá,
    Eu tenho horta em casa e muito espaço de terra…Uma pergunta: será que posso liquidificar as cascas de frutas e de legumes e colocar diretamente na terra numa cova rasa e cobrir com terra?
    Agradeço por uma resposta =)

    1. Sim, Naná! Também passamos a adotar isso, depois que nosso minhocário “pifou”! rsrs
      Inclusive estamos pra publicar um post sobre isso, precisamos de fotos! Se quiser, mande a sua para carolmg@gmail.com.
      Vc pode colocar numa cova rasa ou até na superfície, mas na cova é mais eficiente. Só lembre de regar com bastante água para os nutrientes descerem, logo após colocar o adubo liquidificado.

      1. Ahhh ok Carol, vou fazer umas fotos e te enviar. Obrigada por responder!!!
        Legal a dica de regar com bastante água…isso eu não estava fazendo!!!

        bjo

Deixe uma resposta

