Meus desafios para Novembro


Se você acompanha o blog há mais tempo, sabe que costumávamos fazer desafios mensais por aqui. Desde o início deste ano, acabamos suspendendo os desafios (que provavelmente voltarão como uma newsletter mensal, para o grupo LaresEcologico 🙂

Pessoalmente, decidi colocar dois desafios para mim para o próximo mês (o último da gestação, iupi! \o/) :

1. Reduzir o consumo de carne: já fomos vegetarianos por um mês, semi-vegetarianos por mais de ano, e agora, honestamente, temos relaxado um pouco. Não sei se são vontades da gravidez ou preguicite mesmo… O Dan apontou isso e notei que preciso ter mais cuidado com minha alimentação, porque ultimamente, com festinhas e visitas várias, acabamos por comer mais carne, algum refrigerante e muito carboidrato.

Meta: Comer carne no máximo 2 vezes por semana, procurar comer peixe 1 vez por semana. Obs.: como “carne”, recheios de pastel, empadinha e outros salgadinhos contam!

2. Ir deitar mais cedo e acordar mais cedo: sempre fui mais matutina. É de manhã que rendo mais, tenho energia e minha mente está mais livre. Depois de casar, acabei acompanhando o ritmo do Dan, que é mais noturno, e minha hora de dormir avançou em média uma hora. Pois resolvi fazer um esforço e planejo deitar-me mais cedo a partir da próxima semana. Quero poder dormir melhor antes da bebê nascer, e também ter energia para levantar antes do despertador tocar, tomar um banho de sol por alguns minutos, dar um jeito na casa ou avançar em alguma leitura – coisas de que gosto e preciso, mas nem sempre sobra tempo e energia a noite para fazer.

Como a Isabela Menezes (nossa amiga do movimento Transição) bem observou, vivendo mais durante o dia usamos mais a luz natural, e menos energia elétrica. Você já parou para pensar em quanta energia se gasta simplesmente pelo fato de que as gerações estão cada vez mais mantendo-se acordadas à noite? E quanta boa energia solar (ótima para iluminar, limpar e trazer saúde) a maioria de nós desperdiça enquanto estica o sono pelas manhãs enquanto já há claridade lá fora?

Meta: Adotar como rotina ir deitar no máximo 23h (1 hora e meia mais cedo), e acordar às 6h30 (1 hora mais cedo).

Desejem-me boa sorte! 🙂

9 comentários em “Meus desafios para Novembro

  1. Adorei Carol!!!! Ótimos desafios heim!! O meu anda sendo comer menos!! e Tentar não comprar nada que na sua cadeira produtiva tenha sofrimento animal! Vamos juntas! 🙂

  2. Oi Carol! Encontrei seu blog esta semana e gostei bastante. Já estou acompanhando 🙂
    Gostei bastante também dos seus desafios para o novo mês. Aqui em casa, este ano, consegui cortar de vez os refrigerantes e tento, sempre que posso, substituir a carne nas nossas refeições. São passos de formiguinha, mas aos poucos conseguimos mudar.
    Abraço,

    1. Olá, Bruna! Cortar o refri é um ótimo desafio, um bem danado que vc faz para sua saúde! Depois visita nosso álbum no Pinterest (tem o link na seção Alimentação do blog). Lá tem várias idéias para um cardápio menos dependente de carne! 🙂 abç

  3. Querida, tudo tem um tempo, não como carne , faz mais ou menos uns 30 anos, mas tem que ser gradativo, para quem come há muito tempo.Só comia carne branca, a alguns anos que só como peixe, e em breve creio que nem peixe. Mas tem que ser naturalmente, respeitando seu corpo.

  4. Excelente, Carolzinha e Dan, primos queridos, tenho acordado cedo, por volta de 6;00, e tenho tido mais disposição durante o dia, além do rendimento da manhã ser melhor. Só preciso de força para cortar de vez o refrigerante!!! Está difícil…. rsrs

    1. Tenta cortar o refri aos poucos: primeiro durante a semana, depois só em festinhas… 🙂 Eu escolhi uma pessima semana para começar o desafio de dormir e acordar mais cedo, justo a semana em que entrou o horário de verão! hahah…ainda não estou conseguindo dormir muito mais cedo, mas ontem acordei antes das 6h espontaneamente.. 😛

      1. Ótimo, Carol, vou contar com seu apoio, para conseguir isso, que a partir de agora vai ser o meu desafio de novembro. Me ajude, como foi a propaganda da Caloi lembra? Avisos por todo o lado; no espelho do lavabo, no bolso interno do paletó, no meio das cuecas dobradinhas na gaveta, dentro da carteira, na minha caixa de e-mail, rsrs diariamente, no blog, que visito, todos os dias, enfim… me dê seu apoio, posso contar com você? Só vai ficar faltando vocês virem em Sampa e congregarem no Monte Kemel, hein? beijos

Deixe um comentário

