Fraldas ecológicas (ou fraldas de pano modernas)


Geeente, tenho tanto o que escrever, mas o tempo está voando! Prometo tentar escrever mais até a chegada da bebê! Dentre os assuntos que gostaria de compartilhar, talvez um dos mais interessantes seja este: fraldas de pano modernas! Preparamos um mega-post pro Coletivo Verde sobre o assunto, mas enquanto eles estão por lá ocupados em criar a plataforma de co-criação (iniciativa super bacana, que vale a pena conhecer; clique aqui para saber mais), resolvi postar em forma de série aqui no Nosso Quintal.  Aí vai:

FRALDAS DE PANO MODERNAS – 1ª PARTE

“Sim, eu vou usar fraldas de pano na minha bebê.” A afirmativa é seguia de “Oh!s” de espanto e incredulidade. Mas por quê, se hoje existem as descartáveis, tãão mais práticas? Mais práticas, sim, mas nada sustentáveis. Estima-se que uma criança chegue a usar 5.000 fraldas até o desfralde. Se cada fralda descartável leva cerca de 450 anos para se decompor, já imaginou os montes de fraldas acumulando-se por gerações e mais gerações?? Quanto o tataraneto do seu bisneto nascer, as fraldas que você usou ainda estarão longe de estarem completamente desintegradas.

Quando pensamos assim, no coletivo e a longo prazo, fica claro que usar fraldas descartáveis é algo que não pode durar muito tempo. E qual a solução? Bem, existem fábricas de fraldas descartáveis biodegradáveis, mas infelizmente só se acham dessas importadas por cá… e bem carinhas… A alternativa, muitas vezes, é voltar às fraldas de pano da vovó.

…As da vovó?! Calma, não é bem assim… com a evolução nos tipos de tecidos, as fraldas de pano ficaram bem mais práticas e charmosas. Você não vai precisar lavar à mão, ferver, deixar coarar ao sol e muito menos passar a ferro. Basta máquina e lavar ou tanquinho, uma noite de molho e só. E, surpresa, para isso não precisa gastar fortunas com super sabões ou tira-manchas. Basta usar um pouquinho de sabão de coco e, de vez em quando, bicarbonato de sódio e vinagre para desinfetar. E, de quebra, as fraldas de pano de hoje são super coloridas, estampadinhas, uma graça! Por aqui ainda não experimentamos as fraldas na prática. Mas já temos um conjunto de fraldinhas supercoloridas esperando a bebê nascer (nas próximas semanas!). Até decidirmos usar fraldas de pano, foi um longo processo. Dúvidas, incerteza, até que ver o depoimento e outras mães modernas que usam essas fraldas acabaram nos convencendo. Não vamos abandonar em definitivo as descartáveis (até porque ganhamos vários pacotes), que serão úteis principalmente em viagens e passeios longos. Mas conforme pegarmos a prática de sermos pai e mãe, vamos passar a adota mais as de pano que as descartáveis.

Enquanto não podemos falar com experiência própria, resolvemos fazer este post, com muita, mas muita informação que descobrimos nesses meses de pesquisa sobre as fraldas de pano modernas. Se você é pai ou mãe de bebês – ou está planejando, se é tio, tia, padrinho, madrinha, primo ou avô e avó moderno e ecológico, vale a pena ler até o final.😉

Pocket – tipo de fralda que vem com um bolso para encaixar o absorvente, removível para a lavagem. Como absorvente você pode usar os que vêm no tamanho pronto, geralmente de microfibra, algodão ou tecido de bambu super-absorvente. Você pode colocar quantos absorventes quiser, e também pode usar fraldas de pano comuns como recheio (veja tutorial no fim do post). Como fica em contato direto com o bebê, tanto a fralda pocket quanto seu absorvente têm que ser substituídos a cada troca.

Capas – as antigas calças plásticas, geralmente de tecido impermeável, que servem para isolar o tecido absorvente da fralda de pano comum.

All-in-one – fralda completa, que vem com impermeável e recheio semi-preso, facilitando o uso e a lavagem. Deve ser toda substituída a cada troca.

Contour– fralda que vem montada, mas sem o impermeável; deve ser usada com capa por cima.

Fonte: http://espacomamifera.com.br/blog/?p=644

Pocket. Fonte: manaca baby

Capa. Fonte: Morada da floresta
All-in-one. Fonte: Buguelessencia
Contour. Fonte: Buguelessencia

5 thoughts on “Fraldas ecológicas (ou fraldas de pano modernas)

  1. Já estou seguindo o blog. Muito bacana a maneira como abordam o cotidiano desde fraldas até decoração, ecológica claro!!! Gostaria de deixar uma sugestão sobre fraldas ecológicas Biolinum.
    100% Brasileira de ótima qualidade e com o melhor custo beneficio.
    Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: http://www.biolinum.com
    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s