Fraldas de pano modernas Parte 3


*depois de várias tentativas de sentar para postar este texto – que já estava pronto há mais de mês! -, porque hoje é dia de cólicas da bebê … *

Eu ainda não usei na minha pequena, então fiquem com o…

Depoimento de uma mãe que se aventurou a usar fraldas de pano

(por Ana Carolina Neves – http://www.ruderal.blogspot.com)

No chá de fraldas, pedi dinheiro para os amigos para comprar as fraldas de pano do modelo que eu escolhesse, depois de testar no meu filho. Meu bebê está com 2 meses e dez dias e eu estou adorando usar fraldas de pano! Claro que quem resolve usá-las tem de tomar uma decisão de sair da zona de conforto, porque usar descartáveis é muito mais cômodo. É como tomar a decisão de fazer uma hortinha em casa pra comer fresco e orgânico. Você tem que vestir a camisa e se dedicar para colher os frutos (ou temperos!), mas a recompensa vale a pena. Meu filho se adaptou super bem, não teve assaduras, elas não vazam muito e na verdade, a tão temida lavação não é tão trabalhosa. Eu tiro a parte sólida do cocô com uma escovinha e esfrego a fralda com sabão de côco (para o sabão entranhar no tecido). Depois ponho de molho num balde com água e um pouquinho de sabão de côco, e no final do dia, ponho todas as fraldas do molho na máquina de lavar e pronto. Depois é secar e passar. Nas primeiras semanas, o bebê faz cocô em toda troca de fralda, mas a partir de dois meses eles começam a regular o intestino e cada vez mais, as fraldas começam a aparecer só molhadas de xixi. Acho que a tendência é que a lavação fique cada dia mais tranquila, com menos fraldas de cocô. A água do molho eu diluo e rego as plantas do meu jardim (o sabão de côco é neutro e rico em potássio, que funciona como um adubo). Uma desvantagem é que as fraldas de panofazem mais volume que as descartáveis, e as roupinhas de hoje em dia costumam ser mais justas. Mas eu desenvolvi um jeito de dobrar as fraldas que é ótimo, o volume fica mínimo e elas retêm bastante xixi. Eu recomendo muito! Eu não useifraldas biodegradáveis porque tenho críticas sobre a sustentabilidade delas. No fim das contas, considerando a quantidade de plástico nas fraldas, o gasto de energia e água na fabricação e transporte, e o gasto de água na lavação, acho que as fraldas de pano são mesmo as mais ecológicas.

PS: Há quem discorde no quesito microfibra. Algumas mamães reclamam que após um tempo de uso, esse tecido pega um cheiro forte, que, mesmo que saia com muito esforço, volta após poucas trocas.

3 thoughts on “Fraldas de pano modernas Parte 3

    1. Oi, Débora! Em breve vamos fazer um vídeo. Mas pode procurar no youtube e entrar no grupo “fraldas de pano” do Yahoo.. Lá muitas mães que usam fraldas de pano dão todas as dicas necessárias! Boa sorte!🙂

Deixe uma resposta

