Para vegetarianos…


Vamos falar de comida!

Eu e o Dan andamos abusando, comendo mais carne do que devíamos, em nossas viagens para visitar a família nas últimas semanas. Resultado: consciência reclamando – e intestino também. Resolvemos então dar um tempo e voltarmos a comer só comida estritamente vegetariana esta semana.

???????????????????????????????

Voltamos das viagens domingo. Geladeira devidamente abastecida de delícias vindas de uma horta orgânica comunitária lá de Coqueiral-MG (terra natal do Dan e onde vivem os pais dele). Chuchu, cenoura e beterraba – especialmente compradas para a introdução da pequena Júlia às papinhas! \o/ ! Também jiló, berinjela, lambari*, tomatinhos miúdos, brócolis e folhas de brócolis. Folhas de brócolis? Explico… é que o cunhado estava fazendo um feijão tropeiro e havia encomendado couve, mas como elas estavam em falta na horta, recomendaram que levássemos folhas de brócoli, que têm sabor parecido – e não é mesmo? Ovos já tínhamos de presente do vizinho, trazidos da roça também.

??????????????????????????????????????????????????????????????

???????????????????????????????Segunda-feira: resolvemos experimentar o tal lambari, uma folhinha aveludada que, nos disse o cuidador da horta, ao ser preparada à milanesa, fica parecendo o famoso peixinho. Sabor de peixe não me pareceu muito, não, mas o “trem” frito é danado de bom! Uma boa opção para substituir carne de peixe (sem ser com soja, blé!). Acompanhou salada de tomates, arroz com folhas de brócoli picadinha, castanha e alho tostados no mel e azeite. De janta, o Dan arranjou-nos com um risoto caprichado para aproveitar o arroz, com as folhas de brócoli, requeijão e castanhas do pará.

???????????????????????????????

???????????????????????????????Terça-feira: hoje preparei um dos meus pratos vegetarianos prediletos: berinjelas recheadas. No recheio, os tomatinhos miúdos mais maduros, o miolo das berinjelas, azeitonas pretas, requeijão, e castanhas do pará, temperados com alho, cebola, azeite e manjericão (do que sobrou da nossa horta em casa). Acompanhou salada de folhas de brócoli cruas com cenoura, um pingo de vinagre balsâmico e de mel, mais arroz branco já pronto (presente da minha sogra, que sempre se preocupa com o que vamos comer quando chegarmos de viagem). Para a janta de hoje, está nos planos caldo verde com batatas e inhame e folhas de brócoli no lugar da couve. E SEM linguiça desta vez.

Para amanhã, planejo fazer uma versão vegetariana de charutos com um repolho orgânico lindíssimo que veio na compra! Depois conto!

bon apetit!

5 thoughts on “Para vegetarianos…

  1. Amei, Carol, pelas dicas e por saber como você e o Dan aproveitam tão bem tudo o que tem em sua geladeira, principalmente, é claro, o que foi de nossa querida cidade, Coqueiral!!! Valeu! Um beijo,
    Dete

  2. Olá. Trabalho com produção orgânica de Hortaliças com distribuição a domicílio aqui em BH, na regiao centro-sul, além de termos uma feirinha organica de rua, todas as terças feiras pela manha, na Av. Paulo Camilo Pena, altura do numero 400 no Belvedere.
    Deixo aqui o nosso site para que conheçam um pouco melhor o nosso trabalho.

    http://www.vivavistaalegre.com.br
    facebook.com/projetovistaalegre

    Atenciosamente

    Lucas Sousa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s