Transgênicos: alerta no rótulo


Aviso de transgênicos

Você já deve ter notado que algumas embalagens vêm agora com um triângulo amarelo, com um “T” escrito dentro, não é? Significa que o produto contém algum transgênico em seus ingredientes. Agora esse alerta é obrigatório.

Esses dias fui comprar amido de milho (também conhecido pelo nome da popular marca ‘maizena’), e fiquei sem opção: simplesmente TODAS as marcas tinham o famigerado “T” em seus rótulos. Fazer o que, pensei, vou ter que levar milho transgênico pra casa.

Já pesquisei sobe os impactos de transgênicos sobre a saúde e sobre o meio ambiente, na época em que eles começaram a entrar no mercado e a legislação brasileira regulamentou o uso deles no País. Conclusão simples: até agora ninguém comprovou dano algum na saúde ou na natureza.

Transgênico é quando usam um gene de outro organismo (geralmente bactérias) para melhorar variedades de milho, soja ou outro produto agrícola. Há transgênicos que sobrevivem melhor a estiagens, pragas, etc. Eca, você pode pensar, vou comer bactérias? Não exatamente. Você vai comer pedaços de DNA produzidos por elas. E já come coisa muito mais esquisita, posso lhe garantir (fungos, lactobacilos, etc). O problema que pode ter é se você for alérgico a alguma substância que o milho, soja ou o que seja passa a produzir depois de ter recebido o DNA alheio. Não há evidências de que o DNA importado faça nenhum outro mal ao seu corpo.

Já ao meio ambiente, a história é mais complicada, na minha opinião. Há quem diga que as lavouras transgênicas façam os seus predadores (geralmente pragas como fungos de plantação e insetos) evoluírem mais rápido para superar a nova habilidade da planta. Mas não vejo por que isso seria exatamente ruim ecologicamente – mas sim economicamente. É como as bactérias e os vírus causadores de doenças, que acabam ficando mais resistentes porque sempre selecionados os mais fortes, ao usarmos remédios – por isso, meu caro, é importante seguir direitinho a receita médica e tomar os antibióticos por todo o tempo estipulado, para não deixar sobrar alguns super-vírus e bactérias para contarem a história pros seus netos.

Outro porém dos transgênicos no ambiente é que não tem como barrá-los. O pólen de um cultivo de milho transgênico na certa vai ser levado pelo vento e se misturar a outros milhos, não transgênicos, e logo não vamos ter mais tanto controle sobre o que é e o que não transgênico.

Minha opção? Prefiro NÃO-transgênicos. Por quê, se acabei de dizer que eles não são assim perigosos quanto alguns dizem por aí? Por isso aqui: transgênicos muitas vezes são feitos para resistir a altos níveis de agrotóxicos, para os produtores poderem tascar mais veneno nas plantações – e assim terem perdas mínimas. Quem ganha com isso são grandes empresas, como Monsanto, que vendem o transgênico e o agrotóxico. E o pior: geralmente as sementes são feitas de forma a não produzirem uma segunda ou terceira geração. Assim os agricultores são obrigados a sempre comprar da mão deles.

Transgênicos são uma das facetas de uma agricultura que não é a nossa cara. Gostamos mesmo é daquelas  lavouras de pequena escala, familiares, que produzem feijão, mandioca e outras delícias para nossa mesa, mais fresquinhas e menos exportadas. Por isso, se vejo o triângulo amarelo nos rótulos, prefiro não levar, obrigada

12 thoughts on “Transgênicos: alerta no rótulo

  1. Oi Carol, o problema é que não há indícios que fazem mal, mas tb não se tem pesquisas suficientes que comprovem isso. Hoje já se percebeu que a semente transgênica não diminui o uso de agrotóxicos, muito pelo contrário. No caso da Maizena, não precisa levar milho transgênico para casa não,pode trocar por fécula de batata que faz a mesma coisa. O fermento de bolo tb está transgênico e vc pode trocar po bicarbonato de sódio 1/4 de colher e cremor tártaro 1/2colher, a medida da colher é a que pede na receita. O cremor vc compra em lojas que vendem artigos para festas, chocolates em barras, etc.

  2. Bem lembrado, Nadia, fécula de batata! E obrigada pelo alertasobre fermento e a alternativa, com certeza vou experimentar! Como disse no fim do post, de fato infelizmente os transgênicos muitas vezes são feitos para resistir a altas doses de agrotóxicos, e taca roundup na lavoura:/ Por isso evito, são o tipo de cultivo de larga escala, monocultura, cheio de químicas artificiais que, como um todo, não fazem bem para a saúde nem ao meio ambiente.

  3. Se não faz mal porque que em vários países da Europa o Transgênico não foi aceito ..Acordem ,as pesquisas existem sim,só que eles não vão revelar pois senão ninguém ia usar mais nada ,pois hoje em dia quase tudo é a base de transgênico .E podem ver nas rações dos nossos amáveis cachorros e gatos a maioria tbm leva grão trans ..Uma vergonha😦

  4. o legal é que vcs se entopem de venenos o dia todo e estão preocupados com transgênicos? Aquela carne de churrasco, tomar cerveja, margarina, açúcar refinado, refrigerantes, frituras, doçuras, salgados e outras porcarias que só arrebentam com a saúde, e estão preocupados em ingerir alimentos transgênicos? vcs são uma piada mesmo rsrs já estão envenenados faz tempo, se a preocupação era essa rsrs

    1. hahaha….boa. Mas como deve ter visto no blog não somos do estilo de vida churrasco, cerveja, frituras e cia.

      De qualquer forma, obrigada por compartilhar sua linda opinião.

      Por outro lado, a gente se envenena com tanta coisa (agrotoxicos, hormônios nas carnes, medicamentos, radiação) que pode ser pior que transgênicos, que na realidade não têm nenhuma comprovação de ser prejudicial á saúde humana (a do ecossistema é outra história…)

    2. Mas André, vc esses alimentos já não são consumidos pelas pessoas conscientes há muito tempo, os transgênicos são apenas mais um item. Preferimos os orgânicos, assados e água!

  5. Realmente ,muitas doenças aparecem,sem saber de onde,mas não conseguimos livra-las pois estão escondidas nos alimentos,na água no ar e etc…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s