Sem coleta seletiva? Até quando ?!!!


Até quando BH vai ficar sem coleta seletiva em todos os bairros?

Segundo a SLU apenas alguns bairros da capital contam com o serviço de coleta seletiva em caráter experimental. É uma pena. Bairros residenciais como Jaraguá, onde eu moramos, não tem coleta seletiva e nem pontos de coleta de material reciclável.

Em casa tentamos fazer a nossa parte, separando o lixo para descarte adequado. Separamos plástico, papel, vidro e metal. Fizemos um móvel com caixas de supermercado nas cores indicadas para cada tipo de material.

Em casa somos três pessoas e levamos em média, 20 dias para encher as caixas de plástico e papel. Quando estão cheias temos de fazer a procissão do lixo. Pegar as caixas e procurar um ponto de coleta e depositar o material recolhido. Os pontos de coleta mais próximos de casa são na UFMG ou na vila militar, distantes em média 2,5 km de casa.

download

Não é fácil manter o material em casa até juntar um volume considerável, levar até o local de coleta, descartar nos contêineres com abertura pequena onde não cabem as caixas ou embalagens plásticas… ufa! Só fazemos isso porque acreditamos no agir local e pensar global. Mas tenho de confessar, não é fácil.

Será que existe alguém que ainda não acredita na viabilidade econômica e ambiental da coleta seletiva? Porque a PBH não disponibiliza este serviço em todos os bairros da capital? Será que o período experimental já não foi suficiente? Será que existe alguma pressão das empresas particulares de coleta de lixo para a coleta seletiva não pegar em toda a cidade? Estas e muitas outras perguntas continuam sem respostas e martelando em nossas cabeças. Por quê? Até quando?

coletaNa cidade de São Vicente – SP a coleta seletiva funciona em todos os bairros e a renda auferida com a venda do material é destinada às creches e escolas municipais. Todo mundo coopera separando em casa os resíduos secos dos molhados. No dia indicado, o caminhão da coleta seletiva passa recolhendo o material. Foram feitas palestras e distribuídos panfletos orientativos em todas as casas da cidade. Tenho informações de que o processo funciona bem com um volume crescente de material recolhido. Mais informações no site da CODESAVI (http://www.codesavi.com.br/proj_view.php?id=22) companhia municipal responsável pela coleta seletiva na cidade.

Até que o lixo seja recolhido na porta de casa, vamos fazer a nossa parte. Para ajudar segue um mapa com os ecopontos (pontos de coleta) na grande BH. Acorda gente! Acorda PBH!

2 thoughts on “Sem coleta seletiva? Até quando ?!!!

  1. Moro em São José dos Campos há 17 anos e desde que cheguei temos coleta seletiva. No começo o caminhão passava 2 vezes por semana e agora são 3 vezes. Existe ainda uma operação “cata treco” para coisas maiores como sofás velhos, por exemplo mas a frequência é bem menor. Tudo funciona muito bem.
    Cassia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s